Livros que li em janeiro

Fala galera,

tudo bem?

Produtividade tem sido um tema muito recorrente aqui no blog né?

Pra dar uma variada, resolvi criar mais uma postagem periódica aqui no BMM, que é escrever sobre os livros que li no mês anterior. Vou tentar fazer isso sempre na primeira semana. Mas se não der algum dia do mês eu faço.  Em 2015 promessa no blog é dívida, minha gente!

Esse ano eu me propus a ler mais livros em geral,porque até ano passado eu tava meio relaxada. Na verdade, eu lia MUITO nos tempos pré-faculdade, então eu comecei a cursar Pedagogia e tive quase que alergia a livros… hahaha Depois da faculdade veio o meu trabalho, o convite pra ser coautora em um material pedagógico, as atividades de consultoria… e vamos combinar que educação de trânsito não é uma coisa que se vê todo dia né? Tem que estudar muito pra fazer direito.

Então eu continuei lendo muito, mas coisas muito específicas e técnicas, quase sempre meio que por obrigação: de se atualizar, de achar referência pra um trabalho, pra achar novas ideias e estratégias pra um tema… enfim, faz tempo que eu não leio mais que 3 livros de ficção em um ano inteiro, por exemplo.

Esse mês de janeiro eu coloquei como meta ler 4 livros:

1. (Reler) As cronicas de Nárnia (C. S. Lewis): na verdade não é um livro né? é uma série.

2. Trabalhe 4 horas por semana (Tim Ferris): está sendo super falado esse livro por aí, fiquei curiosa e li.

3. E-book Guia Prático Plano de Vôo (André Valongueiro): vi um link no facebook ou recebi por email, oferecendo o livro de grátis e pensei: “Demorou!”.

E tenho uma to-read-list com uns 100 livros, mas escolhi esse primeiro. Meu senso de prioridade para leituras é prejudicado…

4. Casa limpa e arrumada  (Donna Smalin): esse eu não terminei, ainda e nem sei quando termino porque é cheio de informações e dicas e ainda nem pensei como vou organizar tudo isso que estou lendo… estou indo aos poucos com ele…hehe

Vou falar um pouco sobre minha impressão de cada livro que já terminei. Para o post não ficar enorme, colocarei um link com o resumo/resenha:

As Crônicas de Nárnia:

Eu resolvi reler o livro para um projeto pessoal que estou fazendo (contarei sobre ele mais adiante). Foi uma leitura utilitária, mas continuou sendo ótima, porque nutro um amor profundo pelos livros de C. S. Lewis. Em pouco mais de uma semana já tinha terminado. É uma leitura mais adequada para crianças, o livro foi escrito para elas. Mesmo assim, eu recomendo a leitura para todo mundo. As histórias têm, como em vários outros dele, alegorias e simbologias bíblicas. C. S. Lewis se converteu ao cristianismo e sua literatura demonstra sua cosmovisão, mais do que outros autores. Mas eu imagino que qualquer pessoa vai gostar da leitura desse livro e de outros dele. Eu gosto da forma como ele constrói a história e a constituição dos personagens.

Trabalhe 4 horas por semana: no geral eu não gostei do livro, gostei de algumas dicas que ele deu, mas a verdade é que eu e o autor temos visões muito diferentes sobre o sentido do trabalho. Não fiquei com vontade nenhuma de viver o estilo de vida dos novos ricos. Mas não achei a leitura perdida, ele traz algumas ideias para melhorar a produtividade interessantes, como a Lei de Pareto, Lei de Parkison e algumas dicas para automação (mas não me agrada a ideia de terceirizar o trabalho para a Índia porque é muito mais barato…).

Guia Prático Plano de Vôo: Esse eu li muito rápido também, mas porque eu já coloco em prática várias coisas que ele indidou. O autor foi lendo vários livros sobre produtividade, tirou as próprias conclusões e criou esse guia de implementação. É realmente muito prático. Recomendo uma leitura ativa do guia, pode ajudar quem quiser uma mudança de vida. A única coisa que me incomodou no livro, mas também em outras coisas que tenho lido, é essa contraposição entre ser funcionário de uma empresa e ser dono da própria vida. Uma coisa definitivamente não exclui a outra e da forma como as pessoas falam/escrevem pode passar essa ideia. Mas isso é um assunto que estou “ruminando” pra escrever aqui qualquer dia.

Bom, foram esses. Comecei fevereiro meio lenta nas leituras… Mas pretendo ler uns 4 livros também.
Volto amanhã ou sexta com a nossa série do GTD.

Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s