Dica de filme: O Palácio Francês

Adoro cinema! Mas sou apaixonada mesmo é pelo cinema francês. Gosto muito de outros filmes, mas a verdade é que os filmes franceses sempre me fazem suspirar desde O fabuloso destino de Amélie Poulin.

Então hoje, inaugurando a seção “Cinema” do blog,  trago a dica desta comédia que assisti segunda-feira: O Palácio Francês.

Dirigido por Bertrand Tarvenier, o filme conta a história de Arthur Vlaminck (Raphaël Personnaz), um rapaz recém-formado que passa a trabalhar no Ministério das Relações Exteriores e é responsável por elaborar os discursos do ministro Alexandre Taillard (Thierry Lhermitte).

Para mim, o filme foi hilário. Achei bacana a crítica que faz aos discursos vazios e as relações de poder que acontecem na política.

O ator Thierry Lhermitte foi brilhante no papel do ministro. Ele dita um ritmo ao personagem e tem uma linguagem gestual que combina com a superficialidade e falta de competências que quiseram dar ao ministro.

Meu personagem preferido foi Claude, o chefe de gabinete que estava lá para fazer tudo funcionar da melhor forma possível.

Também gostei da forma como construíram o filme, as sobreposições de cenas, cortes e closes. Isso contribuiu muito para a construção dessa caricatura. Aliás, pela minha experiência pessoal o filme é uma caricatura perfeita que serve inclusive para muitos contextos.

Veja o trailler:

Apesar de discordar em alguns aspectos (mais especificamente o penúltimo parágrafo), gostei de ler essa crítica do Cineclick.

Para quem mora em Campinas, o filme está em cartaz no Topázio Cinemas, mas o horário dessa semana não está ajudando muito. 😦

Se alguém já assistiu ou quiser assistir, me conta o que achou.

Beijos e até!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s