Minha saga de acordar cedo – versão 2014

Eu realmente me esforço pra acordar cedo. Só que as vezes estou indo num ritmo maravilhoso e logo depois saio um dia da rotina e pronto, meu relógio biológico já quer me fazer dormir às 4 da manhã e acordar às 11h.

Esse ano aconteceu um fato que ajudou bastante a me forçar a ter uma rotina mais bem estabelecida: horário de trabalho rígido.

A área em que trabalho tinha horário flexível e decidiram que não ia rolar mais (e ponto final). Meu trabalho exige uma flexibilidade e isso atrapalhou em muita coisa, masssss sempre há um lado bom nisso: #pollyanafeelings

Agora com o horário fixo eu me obrigo a criar uma rotina. Escolhi das 8h às 17h justamente para me obrigar a acordar mais cedo e para não ter conflitos de horário com meu marido. Além disso, quando volto de ônibus é o horário mais tranquilo (considerando que eu precisaria sair mais tarde).

Tenho acordado antes das 7h todos os dias. Quando consigo acordar mais cedo (tipo umas 6h30) já deixo alguma coisa em casa adiantado, senão só arrumo minha marmitinha (a de frutas para comer entre as refeições e, quando fiz janta no dia anterior, já vou ter deixado pronta a do almoço também) e preparo um café da manhã que geralmente vou comendo no meio do caminho (vitamina com aveia, por exemplo).

Mas quero começar a acordar às 6h. Assim dará tempo de deixar a casa já arrumada (e ter a noite mais tranquila) ou me dedicar aos exercícios físicos. Em alguns dias também consigo me dedicar aos outros projetos com a cabeça fresca acordando mais cedo.

Nesse frio, fica ainda mais difícil acordar cedo.  E , quando consigo, me sinto cansada no resto do dia. Então minha meta para as próximas semanas é criar uma rotina para dormir bem e no horário certo.

Outro problema que estou enfrentando é que sinto um sono descomunal quando chego do trabalho e acabo tirando um cochilo. Isso me atrapalha com as coisas que preciso fazer e no fim do dia fico sem sono.

Por isso, estou estudando os hábitos que quero implementar. Algumas ideias são:

– Tirar o celular/tablet pelo menos meia hora antes de dormir;

– Tomar um banho morno (não muito quente, que é o que acontece hoje, tomo banho pelando e li que muito quente pode atrapalhar)e usar algum hidratante ou essência com aroma/propriedades calmantes;

– Tomar um chá de camomila/hortelã;

– Deitar e relaxar, ler alguma coisa antes de dormir (muitos livros que tenho estão no tablet, mas acredito que aquela luz me atrapalha dormir bem, por isso quero priorizar livros com assuntos leves que sejam impressos).

Depois que estiver dormindo bem  e no mesmo horário todos os dias, vou progressivamente diminuindo meu horário de acordar até alcançar o horário que melhor se adequa à minha rotina. Nas minhas pesquisas no ano passado, percebi duas coisas:

1. Existe realmente em cada pessoa uma tendência de ser mais produtivo e ter mais hábitos diurnos ou noturnos, mas isso não é determinante.

2. Rotina é tudo, principalmente se você tenta estabelecer um horário de trabalho que seu organismo não está muito acostumado.

O bom é que para implementar essa nova rotina, vou ter que usar tudo que aprendi lendo O poder do hábito.  Vou contando aqui meus avanços. Aceito dicas também!

Beijos e até!

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2 comentários sobre “Minha saga de acordar cedo – versão 2014

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