Resenha – O poder do hábito

Em janeiro deste ano, li um livro muito interessante, chamado: O poder do Hábito, porque fazemos o que fazemos na Vida e nos Negócios, do jornalista Charles Duhigg. É um livro que se propõe a explicar como funcionam nossos hábitos e como podemos revertê-los para melhorar nossa vida.

Veja a sinopse:

Sinopse – pela Livraria da Folha

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela –ou seja, seus hábitos– foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem. Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados. Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo, têm um enorme impacto na saúde, na produtividade, na estabilidade financeira e na felicidade.

Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de 300 cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do “New York Times” Charles Duhigg elabora, em “O Poder do Hábito”, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.

O que eu achei:

Achei o livro muito bem escrito e bem didático. Dá, de certa forma, um guia prático para quem quer implementar mudança de hábitos ou criar novos hábitos. É o tipo de livro que pode mudar nossa vida se a gente colocar algumas coisas em prática. Logo que li, usei algumas coisas e consegui mudar hábitos antigos e implementar novos (inclusive me ajudou com a reeducação alimentar). Agora que resolvi escrever sobre ele, fiquei pensando no assunto e vou fazer uns planos para o segundo semestre. Então com certeza voltarei a falar sobre esse livro por aqui. Daí eu compartilho algumas lições que aprendi.

Vocês já leram o livro ou ouviram falar dele? É a indicação de leitura de muitos blogs que eu sigo. Inclusive o Seiiti Arata tem um resumo básico dos principais conceitos do livro – é legal ver o vídeo no canal dele no youtube e baixar o e-book.
Beijos e até!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s