Aproveitando o feriado

Daqui duas semanas, teremos feriado \o/!!!

Gosto de planejar meus feriados e férias porque, mesmo que meu objetivo seja só descansar (não dessa vez, que  tenho bastante coisa para colocar em dia), posso aproveitar melhor meu tempo de descanso com planejamento (tirar um dia para Day Spa em casa, por exemplo).

Hoje vou contar como planejo meu feriado e, nas próximas semanas, escreverei como faço nas férias.

1. Defino exatamente os dias que terei de folga:
Preciso saber se há emenda, banco de horas, etc. Faço as contas e, se tenho alguma hora pra tirar, já tento negociar no trabalho para aproveitar essa oportunidade.
Ah, e eu já considero, no caso, a quarta-feira à noite como parte do feriado, porque posso fazer alguma atividade mais trabalhosa ou sair e no outro dia acordar mais tarde.

2. Programo a organização do meu trabalho por conta desse pequeno “recesso”:
Preciso me organizar nesse aspecto por dois motivos: primeiro porque preciso dar conta do trabalho. Considerando que a Copa começa em junho também, mais um motivo para organizar minha carga de trabalho esse mês. Trabalho muito com projetos, por isso a necessidade de me organizar de acordo com o tempo de trabalho disponível. Não posso deixar acumular nada para “depois da Copa”, porque daí já entro em férias.
Também preciso organizar como farei a compensação das horas quando emendo o feriado. Gosto de me organizar para não atrapalhar minha rotina ou os outros trabalhos que tenho fora do emprego e também porque não quero ficar lá só pra cumprir horário. Tento aproveitar esse tempo a mais da melhor forma possível.

3.  Defino quais as coisas quero/preciso fazer no feriado:
Sempre tenho uma lista de “pendências”, que são coisas que quero fazer mas preciso de um tempo maior para me dedicar. Ou às vezes decido que estou muito cansada e só quero descansar mesmo.
Também converso com meu marido para decidirmos juntos o que fazer com o tempo de folga.

4. Defino um “cronograma”:
Faço uma tabela ou lista com todos os dias disponíveis e coloco o que quero fazer em cada dia.
Não gosto de ser muito específica, que daí a cada dia eu levanto e defino o que fazer em cada momento.

Então, meu feriado poderia ficar assim, por exemplo:
18/06 à noite: Cinema
19/06: faxina, testar receita de pão, escrever artigo x
20/06: organizar blog, colocar projeto x em dia, ler artigos do tema y
21/06: passar o dia na casa dos pais/sogros, passar todas as rouas
22/06: descanso

No último dia, sempre deixo como descanso,  assim consigo voltar revigorada  ou faço nesse dia algo que tenha ficado para trás.

E vocês, também fazem um planejamento?

Beijo, beijo e até a próxima!

Deixe um comentário

