Receita de bolo de cacau

Esse ano decidi começar a comer melhor!

Tem a ver com projetos pessoais e com algumas pesquisas que fiz no ano passado.  Fiquei impressionadíssima com as coisas que li/ouvi e decidi criar vergonha na cara e cuidar mais do corpitcho.

Minha primeira decisão (e por enquanto é a única que estou conseguindo manter radicalmente) foi de eliminar (quase que) totalmente o açúcar refinado da dieta. Só que eu ainda sinto falta de comer um docinho e, principalmente, sinto falta de chocolate.

Daí que nessas vou pesquisando receitas, inventando da minha cabeça…  mas também não como bolos, cookies etc muito, porque não acho saudável comer demais. Tento fazer umas duas vezes por mês (na TPM, ever) e no dia-a-dia, quando não estou parecendo um Godzilla sem chocolate, como frutas frescas (preferencialmente) ou frutas secas.

Minha receita preferida é essa que vou postar hoje.

Pretendo ir postando mais receitas que tenho testado, também. Contem se vocês preferem doces ou salgadas.

Bolo de Cacau 

Ingredientes (com opções de substituição)
1 ovo
1 xícara de farinha (já fiz com farinha de trigo refinado, com farinha de aveia e farinha de trigo integral. acho que qualquer uma tá valendo)
1 xícara de mel (isso pra quem quer bemmm doce, pode ser só 1/2 xic ou 3/4 e quando eu faço pro meu marido, coloco 1/2 xic de mel + 2 col de sopa bem cheias de açúcar – que ele continua sendo uma formiguinha)
1/4 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de leite (pode ser leite vegetal também – já fiz com leite de coco e fica delicioso. pode ser forcação de barra, mas achei que ficou meio com pegada de prestígio. com leite de aveia também fica bom)
1/4 xícara de óleo (usei de girassol que é o que tinha em casa todas as vezes, mas quero testar com outros óleos mais saudáveis ou manteiga sem sal)
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó
Modo de fazer
Misturar bem com uma colher de pau, untar uma forma de bolo inglês e colocar pra assar em forno médio por cerca de 25/30 min (a partir de 20 minutos já pode ir olhando).
Fica bonito o bolo. Pena que eu nunca tirei foto do bendito. Se alguém testar a receita, me conta! Quiser mandar fotos, agradeço.

_________________________________________________________________________

PS1: não sou a louca que some 6 meses e depois reaparece do nada com “cara” de cínica… É que se eu fosse fazer um post super elaborado sobre minha volta, isso só ia acontecer em dezembro (procrastino mesmo…).

PS2: Não sei se vocês perceberam, mas mudei o nome do blog, estava encanada com aquele. Agora que resolvi isso  vou voltar aqui mais vezes e com novidades.

PS3: Quer saber porque resolvi eliminar o açúcar da dieta? Olha esse post aqui: Retire o açúcar do dia a dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s