Dicas para escolher uma boa escola

Desde setembro/outubro a maior parte dos pais está à procura de uma escola para seus filhos. Vou demorar um pouquinho para ter essa preocupação mas, como pedagoga, acho que posso dar algumas dicas que ajudem aqueles que ainda não decidiram.
Na verdade, vou falar alguns critérios que eu acho importante levar em consideração para a escolha:
1. A escola valoriza seus profissionais?
Nem preciso falar mais nada né? Hoje em dia, principalmente na educação infantil e primeiros anos do fundamental, os profissionais trabalham com condições mínimas, salários baixos e sem investimento na formação continuada. Assim, fica bem difícil construir um processo educativo que corresponda às necessidades da criança. Nas escolas públicas, vale também procurar conhecer a gestão, porque muitas vezes isso faz uma diferença enorme no ambiente escolar.
2. A escola é aberta à participação?
Existem ações voltadas para a comunidade? Os pais são incentivados a participar das atividades da escola e quando participam são bem recebidos? Sugestões são bem-vindas?
3. O projeto político pedagógico da escola é coerente?
Existem muitas linhas pedagógicas e cada uma tem seus méritos e desméritos. Acho que mais importante que a escola seguir a linha da moda, é ser coerente com seus princípios pedagógicos e que isso tenha proximidade com aquilo que você também acredita. Como perceber isso? Ao visitar a escola, veja se o discurso e a prática são parecidos, como é o clima na escola, quais são os projetos que eles trabalham, as formas de avaliação, como é o  momento da “merenda”, como a escola lida com os conflitos e como ela aborda (ou não) temas atuais, como bullyng, cultura de consumo, uso da tecnologia… entre outros temas que você achar importante.
4. A infraestrutura é adequada?
Os espaços para realização das atividades são adequados a cada idade e etapa de desenvolvimento? A escola é segura?
Para mim, esses critérios são os mais importantes. Pode ser que quando eu tenha filhos, eu leve outras coisas em consideração, mas dessas não vou abrir mão.
Desejo boa sorte para vocês nessa etapa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s