Fast Fashion

Durante minha pós, no módulo de Responsabilidade Social, tivemos que pesquisar a respeito de um tema que estivesse ligado à sustentabilidade: decidimos fazer nosso trabalho sobre Fast Fashion.

Para fazer o trabalho, pesquisamos algumas empresas queridíssimas do público feminino quando se trata de vestuário e acessórios. Eu já imaginava que não houvesse uma preocupação muito grande com a questão da sustentabilidade, mas os resultados foram pior do que eu esperava.

Não é de hoje que ouvimos falar de escândalos com marcas famosas por causa de negócios duvidosos ou exploração do trabalho escravo para produção… mas será que damos a verdadeira importância a isso quando vamos fazer nossas compras?

Quando fizemos o trabalho, tentamos pesquisar 4 grandes redes de varejo de vestuário no Brasil. Encontramos pouquíssimas informações oficiais a respeito das empresas e sua forma de fazer negócios (transparência, oi!), vimos notícias sobre problemas trabalhistas e denúncias de exploração e assédio moral em duas das empresas e nenhuma delas demonstrou preocupação em saber se os produtos comprados de outras marcas obedecem a um padrão mínimo de cuidado com o meio ambiente e respeito ao trabalhador. Foi triste perceber isso e saber ainda por cima que vivo deixando meu dinheirinho nessas lojas…

Além disso, o próprio conceito de fast fashion causas alguns problemas socioambientais, como o consumo exagerado de roupas que, por sua vez, terão como impacto um consumo cada vez maior de matérias primas (sabe quanto de água usa-se para fazer uma calça jeans?).

Por esse e outros motivos, gostaria de deixar dois  desafios para você:

– Que tal antes de comprar a próxima peça de roupa pensar se você realmente precisa disso?

e…

– Antes de escolher a loja onde irá comprar suas roupas, procure saber mais sobre ela e se os valores que ela exerce em seu negócio são compatíveis com os valores que são importantes para você.

Anúncios

4 comentários sobre “Fast Fashion

  1. Parabens pelo blog Mari! E o texto acima esta fantastico…se nao me engano sao usados 70L de agua na fabricacao de uma unica calca jeans!!!
    Espero que o post possa abrir os olhos de seus leitores!
    bjks!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s