Planejando sua vida financeira

Semana passada encerrei minhas aulas da pós e o último módulo foi sobre Gestão Financeira. O professor abordou a importância de se construir um planejamento de independência financeira. Aliás, o módulo foi muito interessante porque ele ensinou os princípios de Gestão Financeira com exemplos de Finanças Pessoais e, como aprendi muita coisa interessante, resolvi compartilhar hoje uma reflexão que ele fez conosco em todas as aulas, mas na última me fez realmente pensar: quais “sacrifícios” podemos fazer hoje para ter um futuro tranquilo?

Na vida financeira, como em todas as outras etapas, você precisa fazer escolhas e, são nestes momentos que você pode definir os rumos de sua vida.

Poupar e fazer escolhas inteligentes pode fazer com que você consiga construir um patrimônio sólido e tenha mais tranquilidade.

Um exemplo de escolha inteligente que me deixou surpresa foi: hoje tem compensado mais financiar a faculdade pelo FIES, com juros que não chegam a 4% ao ano do que pagar à vista, porque assim você pode guardar o valor da mensalidade na poupança que o rendimento é cerca de 6% ao ano  (agora não sei como vai ser porque mudou a forma de definir o rendimento, mas ainda assim irá render mais do que os juros pagos ao FIES e não é a única opção de investimento)!

Mas aí entram as escolhas do dia a dia: e se, ao invés de pegar o valor da mensalidade e poupar todos os meses, eu sair gastando o dinheiro? Não vai ter adiantado nada…

Por isso, minha reflexão sobre as finanças pessoais é: conhecer o mercado financeiro e procurar as melhores opções de investimento é fundamental para formar um patrimônio, mas ter disciplina e um objetivo claro (independência financeira) fará muito mais diferença.

Estou me esforçando (muito) para conseguir fazer as melhores escolhas e viver da melhor forma possível hoje, mas pensando sempre no que eu quero construir pro futuro. E você?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s