Como eu gerencio meu tempo

Hoje em dia, a mulher tem a chance de fazer muito mais escolhas que anos atrás e decidir como vai levar sua vida. Por outro lado, desempenhamos muito mais papeis que os homens e temos uma sobrecarga de trabalho em muitos momentos. Para dar conta de tanta coisa e não enlouquecer, precisamos, primeiro, definir o que realmente queremos realizar e, depois, aprender a gerenciar nosso tempo.

Existem muitos métodos de gestão do tempo e cada pessoa tem que achar aquele que se adequa melhor à sua rotina. Vou contar aqui um pouco do método que eu uso hoje e como ele tem funcionado para mim.

Há alguns anos eu estava pesquisando sobre gerenciamento de tempo e me deparei com o Christian Barbosa. Gostei muito do que ele escrevia e comecei a tentar colocar algumas coisas em prática.

No ano passado, ele lançou o livro “Você dona do seu tempo” (que eu recomendo muito) sobre gestão de tempo para mulheres. Desde então, tornou-se quase um livro de cabeceira pra mim.

Após a leitura do livro, ganhei um mês para testar o neotriad, um sistema online que usa todos os conceitos de tríade do tempo.   Essa ferramenta tem sido muito útil pra mim, porque é mais que uma agenda eletrônica. Lá consigo organizar minha semana, gerenciar meus projetos, ficar de olho em minhas metas… Não acho muito barato (em média gasto R$15,00 por mês para utilizar o sistema)… comprando uma agenda por ano eu economizaria muito, mas pra mim tem sido um gasto que vale a pena… e é bom porque consigo acessar de qualquer lugar que tenha internet e não preciso ficar carregando + uma agenda (além de todos os meus cadernos de anotações) pra lá e pra cá…

O método tríade do tempo, que eu uso hoje, é um sistema de gestão do tempo em que você aprende a realizar atividades sempre voltadas à realização de suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Nossas atividades (tarefas e compromissos) podem ser divididas em três categorias – urgente, circunstancial e importante.

A urgente é aquela tarefa que o prazo está acabando para realizar ou já se esgotou, como o relatório de vendas que precisa ser entregue daqui 15 minutos.

A circunstancial é algo que você não vê muita importância ou acha desnecessária, mas por uma convenção social, acha melhor não deixar de fazer, como ir àquela festa que você não quer nem um pouco, mas sua mãe insiste que você deve ir. Pode ser também aquelas horas infinitas que você perde no facebook ou na frente da TV.

Agora, as tarefas importantes são aquelas que te levam a alcançar seus objetivos e metas. São também atividades que precisam ser realizadas na hora certa, senão se tornam urgentes e causam muito stress.

A ideia de utilizar uma ferramenta para gerenciar o tempo é que você saiba definir as tarefas nestas categorias e, mais do que isso, reduzir as atividades urgentes e circunstanciais de sua vida para se dedicar ao que é realmente importante e ver seus objetivos se concretizarem sem muito stress.

Além disso, outro conceito que me ajuda muito é que você desempenha diferentes papeis na sua vida. No meu caso, defini 8:

Eu

Dona de casa

Esposa

Filha

Profissional – empresa

Profissional – outros projetos

Profissional – vendas

Estudante

No neotriad, você indica quantas horas em sua semana você gostaria de se dedicar em cada papel e toda semana o sistema gera um gráfico do quanto realmente você dedicou. Lógico que você precisa ter bom senso e saber que em alguns momentos vai precisar se dedicar mais a uma área do que outra.

Eu, por exemplo, em setembro tenho que fazer meu TCC da pós, enquanto frequento o último módulo das aulas. Setembro é também o mês em que preciso me dedicar mais à empresa, porque é é quando ocorrem os principais eventos que minha área coordena. Por isso, sei que os outros papeis serão deixados de lado, mas é só esse mês… o que eu não posso é deixar que isso se torne uma rotina e negligenciar minha vida pessoal e meus outros projetos por causa de um papel na minha vida.

Como eu uso a tríade do tempo:

Bom, eu uso todas as ferramentas possíveis e imagináveis do neotriad: procuro anotar todas as minhas tarefas, até aquelas que surgem em cima da hora (pra saber em que estou gastando meu tempo) , anoto meus compromissos, estou centralizando meus contatos lá também, informações, metas e projetos e minha organização financeira.

Além disso, tenho muita necessidade de escrever, com papel e lápis, minhas ideias, organizar minhas vendas (eu vendo natura, acabei de parar de vender avon e vendo lingeries), organizar minhas ideias a respeito de um projeto ou, até mesmo, fazer a lista de limpeza da minha cozinha enquanto estou no ponto de ônibus…

Por isso, além de usar a agenda do neotriad, tenho 4 cadernos com que ando constantemente:

1 caderno grande para anotar todas as minhas coisas pessoais (4 papeis diferentes – dona de casa, esposa, filha, eu)

1 caderno para a empresa

1 caderno para os papeis de estudante e outros projetos profissionais

1 caderno para vendas

Também organizei minhas pastas no computador, meus blogs que acompanho no google reader e os favoritos com base nesses papeis… acho que assim facilita muito quando quero alguma informação.

O método tem funcionado muito para mim, por isso resolvi compartilhar. Ainda acho que me falta aprender muito sobre priorizar atividades e  definir o que é realmente importante, mas vejo que consigo realizar coisas que tenham a ver com meu objetivo de vida muito mais do que eu conseguia antes, com o mesmo tempo que eu tinha disponível…

Espero que ajude vocês também.

Para quem quiser saber mais:

http://www.triadedotempo.com.br/mulher

http://blog.maistempo.com.br/

PS: esse não é um publieditorial.

 

Editado: ganhei um tablet de presente de aniversário \o/ e agora, ao invés de anotar tudo em cadernos separados, anoto tudo no office do tablet e salvo os arquivos em pastas separadas (cada caderno antigo agora é uma pasta).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s